Nenhuma empresa e grande ao acaso

A Sander Empreendimentos sabe o que voce precisa Entenda como

Seja bem vindo a Sander Empreendimentos


A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação

Por: Luiz Marins

Nada é mais prejudicial para a proatividade de uma pessoa do que viver com sentimentos de culpa não resolvidos. A culpa é proveniente de sentimentos negativos em relação ao passado. Coisas que fizemos ou deixamos de fazer; palavras que falamos ou deixamos de falar. Há pessoas que vivem mergulhadas no passado com sentimentos nostálgicos ou de culpa e vivem travadas, sentem-se indefesas e não agem.

É preciso reeducar a mente para a realidade de que só temos domínio sobre o nosso momento presente. Aquilo que fizemos a uma hora atrás, a 20 anos atrás ou mesmo a um minuto atrás pertence ao passado, à história. Não podemos refazer o passado. A história, mestra da vida, só nos serve para com ela aprendermos. Não há como apagá-la ou reescrevê- la. Daí, do ponto de vista pragmático, o sentimento de culpa em relação ao passado é um sentimento inútil. A única coisa que podemos fazer é pedir perdão, nos desculpar e mudar. Não mais cair no mesmo erro que nos trouxe a culpa.

Por isso o perdão é o melhor remédio para a culpa. Se temos um sentimento de culpa em relação a alguém, se for ainda possível, devemos pedir perdão a ela pelo que fizemos. Isso aliviará a nossa consciência e nos fará nos perdoarmos a nós mesmos.

Temos que aprender a nos perdoar. Todos nós cometemos erros mais graves e menos graves. Somos humanos e não deuses. E para nos perdoarmos é preciso que vençamos a nossa falta de humildade, o nosso orgulho, a nossa soberba. Pessoas que não conseguem se perdoar são, no fundo, pessoas cheias de si, orgulhosas demais para pedir perdão e se perdoar.

Para vencer sentimentos de culpa é preciso coragem e humildade. Coragem para nos olhar de frente e humildade para reconhecer que erramos e que muitas vezes ainda erraremos nesta vida. A coragem também nos dará a força para recomeçar quantas vezes for necessário, para nunca desistir, para lutar por princípios e valores elevados.

“A história, mestra da vida, só nos serve para com ela aprendermos. Não há como apagála ou reescrevê-la. Daí, do ponto de vista pragmático, o sentimento de culpa em relação ao passado é um sentimento inútil. A única coisa que podemos fazer é pedir perdão, nos desculpar e mudar. Não mais cair no mesmo erro que nos trouxe a culpa”


Pense nisso. Sucesso!

Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Tem 13 livros e mais de 300 vídeos e DVDs publicados. Site: www.marins.com.br

Dicas Sander Empreendimentos para o seu negocio

Abrir o seu proprio negocio nao e tao dificil quanto dizem. Com planejamento, um mercado estavel e uma prestaçao de serviços de qualidade voce pode ter sucesso

Leia mais

Que tal voce começar a pensar de forma mais abrangente e assim se preparar para abraçar uma fatia do mercado sedenta por produtos e serviços de qualidade?

Leia mais

A maior diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo dos negocios esta no preparo interno do aspirante a empresario. Nao se pode estar a frente de um negocio sem estar com a mentalidade de um lider

Leia mais

O capital e o fator essencial para a sobrevida dos primeiros instantes do seu negocio, porque os clientes necessitam de tempo e publicidade para chegar ate voce, entao nao se aventure sem antes ter a certeza de ter capital suficiente para suportar as adversidades iniciais.

Leia mais